2011 - Ano Internacional das Florestas


A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas para uma vida sustentável no planeta.

As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas.

A intenção da ONU é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre outros podemos destacar:

-a perda da biodiversidade;
-o agravamento das mudanças climáticas;
-o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
-o estímulo a assentamentos clandestinos e
-a ameaça à própria vida humana.


A população mundial precisa se conscientizar que a exploração predatória e o desrespeito ao ciclo de vida natural das florestas têm como consequência à ameaça da sustentabilidade econômica, das relações sociais e da vida humana no planeta.As floretas são a fonte, entre outros, de água potável e alimentos. Por outro lado, fornecem também matérias primas para indústrias essenciais como a farmacêutica e da construção civil, além de desempenhar um papel vital na manutenção da estabilidade do clima e do meio ambiente globais.

O logotipo do Ano Internacional das Florestas – 2011 têm como tema da celebração "Florestas para o povo", exaltando o nosso papel fundamental na gestão, conservação e exploração sustentável das florestas do mundo.

Os elementos iconográficos do desenho representam alguns dos numerosos valores das florestase neste contexto, fazem um apelo para urgentes mudanças que se fazem indispensáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDO AO BCL! DEIXE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO. CONTAMOS COM VOCÊ!