Tudo o que vc queria saber sobre a LUA e não teve coragem de perguntar

É verdade que a lua cheia afeta o comportamento das pessoas?
Em algumas localidades nascem mais crianças durante a lua cheia do que nas outras fases da lua. O período de gestação humana está muito próximo de 10 ciclos das fases lunares. O fato de mais bebês nascerem durante a lua cheia significa que mais bebês são concebidos durante uma lua cheia. E ninguém vai discordar dos efeitos românticos exercidos por uma Lua dessas.

Qual o tamanho das crateras da Lua?
A superfície da Lua tem crateras maiores, vales mais profundos e cordilheiras mais longas do que qualquer coisa semelhante sobre a superfície da Terra. As regiões montanhosas contêm crateras de todos os tamanhos, algumas com até 320 km de diâmetro e com encostas que chegam a 3 mil metros de altura.

Qual a velocidade máxima atingida pela nave espacial Apollo em sua viagem à Lua e quanto tempo levou o trajeto entre a Terra e a Lua?
Todas as espaçonaves da série Apollo tinham velocidade média de 1,6 km/s em sua jornada de três dias da Terra à Lua. A velocidade máxima alcançada por elas era atingida logo após a saída da órbita terrestre, no início da viagem. Nesse momento, os motores eram acionados para conseguir a velocidade de escape da Terra, de 11,2 km/s


Quais foram as primeiras palavras pronunciadas na Lua?
Foi o diálogo entre o comandante Neil Armstrong e o centro de controle na Terra:
ARMSTRONG: Houston, fala a base Tranquility. A Águia (nome dado ao módulo lunar) acaba de pousar.
CENTRO DE CONTROLE: Positivo, Tranquility; estamos recebendo sua transmissão do solo lunar. Temos aqui um punhado de pessoas que estavam ficando roxas. Agora voltamos a respirar. Muito obrigado.
ARMSTRONG: Sou eu que agradeço.
CENTRO DE CONTROLE: Você me parece bem.
ARMSTRONG: Foi um pouso muito suave.


Que tipo de influência a Lua exerce sobre a Terra?
A gravidade da Lua exerce influência sobre os oceanos da Terra, causando o fenômeno das marés, que, entre outros efeitos, diminui a velocidade de rotação da Terra.


LIVRO: A viagem de Merlyn pelo Universo
AUTOR: Neil de Grasse Tyson
Editora Globo S. A
1989/2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM-VINDO AO BCL! DEIXE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO. CONTAMOS COM VOCÊ!