MOSTRA DE DANÇA - CARDEAL LEME

Veja abaixo como foi a Mostra de Dança realizada no Teatro Carlos Gomes e que contou com a participação dos alunos da Oficina de Dança da Profª Mônica que com muito esforço levou ao público uma bela apresentação.












AUTOR DO MÊS - THALITA REBOUÇAS

Thalita Rebouças é uma jornalista e escritora brasileira, escreve livros direcionados ao público jovem. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro de 1974. A pouco tempo suas histórias começaram a fazer muito sucesso, pois seus livros relatam o dia a dia dos adolescentes e quais são os sofrimentos passados por eles, que nessa fase da vida as maiores transformações estão o correndo e nem todos aceitam isso com tanta facilidade. 

Assim os adolescentes se identificam muito com as histórias contadas por Thalita, devido a essa proximidade e realidade muitas vezes vividas por muitos. Continue lendo e confira a biografia, fotos e frases famosas da escritora.

Sua carreira como escritora começou em 1999, mas só ficou conhecida do grande publico em 2003, quando começou a publicar seus livros pela editora Rocco. A partir daí já foram lançados 12 títulos e já vendeu mais de 1 milhão de livros.

Depois de ficar mais conhecida passou a assinar a coluna Fala Sério! Fazendo parte da última página da revista Atrevida.

Tentou cursar direito, onde permaneceu por dois anos, mais depois disso decidiu mudar de curso e fazer jornalismo. Trabalhou como jornalista na Gazeta Mercantil, Lance! E TV Globo.

Em 2009 deu um grande passo em sua vida, começou sua careira internacional, lançando seus primeiros livros em Portugal.

Sua carreira tem como marcas a paixão, contato com o público e pela participação intensa em feiras de livros, sempre que possível autografa seus livros nas bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

É GOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O futebol é um esporte praticados por todos que curtem uma bola para jogar. Nesse esporte o movimento do corpo e o raciocínio são as habilidades principais. No campinho ou no gramado, jogar com a galera é o que há de melhor. Convidar a turma para fazer gols e gritar: ÉÉEEEEEEEEEE!!!!!!! 
Preparem-se para torcer pela Cardeal Leme nos Jogos Estudantis 2014! Vamos mostrar quem somos, pois somos capazes.




Já ouvir falar em Golfe?


O Golfe é um esporte considerado como elitista no Brasil, mas isso só ocorre porque não temos tradição nessa prática. Para jogar golfe, basta uma bolinha, um taco e um buraco no chão. Olhando por esse lado, fica até difícil entender porque as crianças não brincam de golfe na rua ou porque o golfe não é um esporte que integre o currículo escolar. A quantidade de tacadas a ser feita até que a bolinha atinja o buraco determinado é chamada de par. Para cada distância, há um determinado número de pares. Além disso, cada pontuação apresenta uma nomenclatura diferente, que será descrita a seguir:
  • Condor: Quando o jogador atinge seu objetivo em quatro tacadas a menos do que o par;
  • Albatross: Com três tacadas a menos do que o par;
  • Eagle: Com duas tacadas a menos do que o par;
  • Birdie: Com uma tacada a menos do que o par;
  • Par: Número de tacadas igual ao par determinado;
  • Bogey: Quando o jogador precisa de uma tacada a mais do que o par para atingir o buraco;
  • Double Bogey: Com duas tacadas a mais do que o par;
  • Triple Bogey: Com três tacadas a mais do que o par;
  • Quadruple Bogey: Com quatro tacadas a mais do que o par

Curiosidade: o golfe está prestes a se tornar um esporte olímpico. Isso acontecerá nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quando passará a integrar o quadro de modalidades disputadas

No dia do Circo!!!

 
Éeeee! No dia 27 de Março comemoramos o Dia do Circo! E para não deixar passar esta data, as professoras Adriana Vieira e Emília Louredo, desenvolveram atividades de escrita e pintura com seus alunos das turmas de Relfabetização e Aceleração 1. Veja os trabalhos realizados:
 
 
1) Professora Adriana:

 
 
1) Professora Emília: 

 

Autor do Mês - Ruth Rocha

Ruth Rocha (1931) é escritora brasileira, especializada em livros infantis. Foi eleita para a cadeira nº 38 da Academia Paulista de Letras. Seu livro "Marcelo, Marmelo, Martelo", vendeu mais de 1 milhão de cópias. Ruth Rocha (1931) nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Tem formação em sociologia e atuou na área de educação. Escreveu para a Revista Cláudia, voltada para o público feminino. Escreveu também para a revista Educação.
Influenciada pelo escritor Monteiro Lobato, iniciou a carreira de escritora em 1976, com o livro, "Palavras Muitas Palavras". Porém, sua obra mais famosa é "Marcelo, Marmelo, Martelo", com tradução para diversas línguas. Mas sua escrita é rica também em conteúdos sociais, como por exemplo, o livro "Uma História de Rabos Presos", lançado no Congresso Nacional brasileiro, em 1989. Em 1990, lançou na sede das Organizações das Nações Unidas o livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos Para Crianças". Foi condecorada em 1998, pelo
então Presidente Fernando Henrique Cardoso, com a Comenda da Ordem do Ministério da Cultura. Ganhou quatro prêmios Jabuti, considerado de grande valor para quem atua no ramo literário no Brasil, com destaque para o livro "Escrever e Criar", lançado em 2002. Ruth Rocha foi escolhida para fazer parte do Pen Club-Associação Mundial dos escritores, localizada no Rio de Janeiro.

Ler é Demais. Leia Mais! - Querido John

 

Autor: Nicholas Sparks

Sinopse:

"Querido John", dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre... Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah Lynn Curtis.
 
A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer: os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e a do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah.
 

Galera Nota 10 - O que são Mangás?

 
 
Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40.

A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos. Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo.

As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).

O Reencontro - Fred Uhlman

E nossa dica de leitura para este mês é um livro que conta um drama vivido entre dois amigos que são diferentes um do outro.
 

 

Autor: Fred Uhlman

Sinopse - O Reencontro:
O reencontro é uma história de uma devoção intensa e inocente entre dois jovens amigos que crescem juntos no interior da Alemanha e são separados pela ascensão do nazismo. Para a família de Hans Schwarz, judeu, a perseguição é temporária, passará como uma doença. Na cômoda da mãe de Konrandin von Hohenfels, seu aristocrático amigo alemão, o retrato de Hitler tem lugar de destaque. Àquela altura da vida para eles o Holocausto era impensável. Escrito em 1960, não é um livro autobiográfico, embora contenha elementos de vida do autor.

Ler é uma aventura!